O Chade continua fora dos roteiros turísticos há algumas décadas. No entanto, esse país pacífico de beleza rara contrasta com alguns dos seus países vizinhos mais instáveis. Aqui os visitantes encontram um sentimento de tranquilidade peculiar que apenas o deserto proporciona.
Assim que deixamos N’Djamena entramos no modo de expedição em veículos 4×4, atravestando dunas, formações rochosas deslumbrantes, atravestando vilas tribais, plantações de tamareiras até chegarmos ao nosso destino: um acampamento improvisado escondido no meio do Saara. Aqui apenas teremos a companhia das estrelas ou, em dias mais agitados, as caravanas de camelos que continuam fazendo as mesmas rotas mercantis que rasgam esse deserto há milhares de anos.
Porém, esse mar de areia esconde alguns segredos que apenas um bom guia local saberá nos mostrar. Desde oásis com amplos lagos, a montanhas rochosas com desfiladeiros que albergam os últimos crocodilos do deserto até parques nacionais cheios de vida selvagem de fazer inveja a muitos dos parques de safaris mais consagrados… o Chade é um país de surpresas