O Gabão apenas despertou para a sua incrível riqueza natural em 2022 quando criou os seus 13 Parques Nacionais, alguns deles em zonas verdadeiramente remotas. Esses parques abrangem uma enorme diversidade de ecossistemas que vão desde densas florestas tropicais, pântanos e mangais, lagos, florestas atlânticas com centenas de quilômetros de costa.
Numa só viagem ao Gabão poderemos ver elefantes da floresta, hipopótamos, crocodilos, gorilas, chimpanzés, mandris, búfalos, sitatungas, baleias, tartarugas marinhas, leopardos e até mesmo os leões parecem estar voltando a alguns desses parques.
Mas um dos pontos altos de uma viagem ao Gabão é sem dúvida mergulhar na cultura dos vários povos da floresta, ouvindo as suas histórias e mitos, participar nas suas danças ou cerimônias espirituais. São mais de 40 grupos étnicos, muitos dos quais ainda levam estilos de vida tradicionais de subsistência. Teremos a oportunidade de conhecer alguns como os Babongo, Puno ou Fang.
Apesar dessa diversidade étnica, é um país que desde a sua independência da França em 1960 sempre viveu pacificamente e livre de conflitos. Mesmo com essa estabilidade e riqueza natural e cultural, continua longe dos circuitos tradicionais de viagem e safaris da África, o que lhe permite oferecer uma experiência completamente exclusiva e uma imersão na natureza como em nenhum outro lugar. Cerca de 80% do país está coberto por floresta virgem e a grande maioria dela é área protegida que ainda nem foi mapeada.