A costa de Moçambique é dos lugares com maior biodiversidade marinha do planeta mas ainda muito pouco explorada. Os seus recifes albergam centenas de espécies diferentes, algumas endémicas descobertas recentemente, e são um autêntico paraíso de mergulho ainda fora das rotas turísticas.
Esse é um ecossistema marinho de enorme valor para a ciência e em particular para o Oceano Índico que oferece aqui refúgio para algumas das espécies mais raras do oceano e zona de reprodução e berçário para muitas outras espécies.
Os projetos de investigação e conservação levados a cabo há mais de uma década aqui no Laboratório Marinho de Zavora abrangem várias áreas científicas com muitas espécies diferentes.
Esse programa de voluntariado em conservação de vida marinha foi concebido para oferecer a estudantes de biologia, conservacionistas ou amantes da natureza e do oceano a possibilidade de colaborarem nos vários projetos a decorrer ao longo do ano na costa sul de Moçambique. Uma oportunidade única de mergulhar em corais intocados, de ganhar experiência em mergulho científico, apoiar e colaborar diretamente em projetos reais de investigação e conservação da vida marinha em África.
Embora uma formação em biologia marinha seja uma vantagem, não é exigido qualquer tipo de formação académica para poder participar. Apenas terá de ter, pelo menos, qualificação de Advanced Open Water. Se estiver quase a obter essa qualificação, poderá realizar os restantes mergulhos aqui conosco e iremos ajudar a obter a qualificação necessária (esses mergulhos não estão inclusos no preço do voluntariado).
A bióloga coordenadora do projeto irá dar uma formação inicial no primeiro dia sobre os projetos que estão a decorrer e o funcionamento de toda a estrutura. Todos os trabalhos e todos os mergulhos serão orientados por um dos cientistas membros da equipe que estará sempre presente para ajudar em qualquer tarefa e esclarecer qualquer questão.
Irá fazer parte de uma equipe de cientistas, biólogos, voluntários e outros colaboradores em trabalho de campo em um ambiente descontraído na costa mais selvagem e remota do sul de Moçambique.
Hoje é o dia de chegada a Závora. Iremos apanhá-lo(a) na estação de Inharrime e seguir diretamente para a praia de Závora onde o resto da equipe nos aguarda. Os transportes até Inharrime não estão inclusos mas poderemos ajudar na organização da viagem desde Joanesburgo, Maputo ou Inhambane.
Nas instalações será recebido(a) pela responsável do programa de voluntariado que irá fazer uma apresentação sobre os aspectos mais relevantes do programa, uma breve explicação sobre o dia a dia, o equipamento, as instalações, os projetos que estão a decorrer e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.
Faremos também uma apresentação da estação de pesquisa Zavora Marine Lab, construída para receber as instalações do laboratório de campo e albergar o alojamento para essagiários.
O jantar será à volta da fogueira, onde irá conhecer os restantes colegas da equipe.
Alojamento: | Quarto partilhado |
---|---|
Refeições: | Jantar |